O método de ensino STEAM é uma abordagem interdisciplinar que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para promover o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas, a criatividade, a comunicação e a colaboração em alunos de toas as idades. Essas habilidades são essenciais para preparar os alunos para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.
As nossas soluções para ensino STEAM conjugam as Metodologias Ativas às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, possibilitando aos alunos uma aprendizagem ativa com engajamento, protagonismo e autonomia. O plano de aulas é estruturado com o objetivo de promover o debate, a reflexão e a iniciativa dos alunos, numa perspectiva protagonista e proativa, na qual eles assumem responsabilidades e comprometimento com a aprendizagem.
Para nós, oferecer uma solução de ensino e aprendizagem significa disponibilizar a sua implementação completa nas escolas, o que inclui o produto (hardware + software), o conteúdo didático organizado em programa de ensino, a formação dos profissionais e todo suporte necessário para o seu desenvolvimento eficiente nas escolas.
Solução = produto (hardware e software) + Programa de ensino + Formação dos professsores
O nosso portfólio para ensino STEAM é dividido em:
- X-Mode 1: conjunto de ensino STEAM para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- X-Mode 2: conjunto de ensino STEAM para os Anos Finais do Ensino Fundamental
- e-bloXs: blocos de construção de fácil encaixe, para o ensino de conceitos de eletrônica
- X-Byte: placa programável, que visa ensinar os fundamentos da ciência da computação, em um ambiente de programação de fácil uso: O MakeCode
- X-Gamer: placa programável, que visa ensinar os fundamentos da ciência da computação e da criação de games, em um ambiente de programação de fácil uso: O MakeCode Arcade
O X-Mode 1 é o nosso conjunto STEAM voltado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destinado ao ensino de conceitos robóticos, mecânicos, eletrônicos e de programação, com diversas possibilidades de práticas e montagens lúdicas, desafiadoras e divertidas.
É composto por hastes de fácil encaixe, conectores, engrenagens, eixos, rodas, motores, LEDs e módulos e sensores diversos. Foi desenvolvido levando em consideração as habilidades motoras da faixa etária e, portanto, não demanda o uso de ferramentas.
O X-Mode 1 inclui, dentre diversos componentes, a nossa placa controladora X-Byte, homologada pela Microsoft Education, que permite a programação em blocos, Javascript e Phyton, e os e-bloXs, os nossos blocos de construção para o ensino de conceitos de eletrônica.
O X-Mode 2 é o nosso conjunto de aprendizagem STEAM voltado aos Anos Finais do Ensino Fundamental, destinado ao ensino de conceitos robóticos, mecânicos, eletrônicos e de programação, com infinitas possibilidades de práticas e montagens lúdicas, desafiadoras e divertidas.
Possui diversos componentes estruturais, tais como eixos, engrenagens, rodas e motores, que são conectados por meio de ferramentas e parafusos, o que permite montagens iniciantes e avançadas, bem como a inserção de novos materiais, promovendo assim a Cultura Maker.
É um conjunto completo, que inclui mais de 40 componentes eletrônicos diferentes e possibilita extenso e abrangente potencial pedagógico para os alunos do 6º ao 9º ano.
O Programa de Ensino X-Mode
A organização metodológica do Programa de Ensino X-Mode possibilita a exploração de questões acerca do desenvolvimento social, econômico e ambiental no espaço escolar, contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os temas estão organizados em desafios práticos que combinam diversas abordagens:
(i) Social e universal, com base nos ODS;
(ii) Integradas ao currículo previsto na BNCC;
(iii) Inovação tecnológica, com o ensino de importantes conceitos de robótica, mecânica, programação e eletrônica.
A nossa estrutura metodológica propicia procedimentos didáticos inovadores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem porque promovem o debate e a iniciativa dos alunos, numa perspectiva protagonista e proativa, por meio da qual eles assumem responsabilidades e comprometimento com a aprendizagem.
Todo o nosso programa de ensino é disponibilizado na nossa plataforma interativa e gamificada X-Mode, com a qual os alunos aprendem conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante. A Plataforma X-Mode conta com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, blog, entre outras. Além disso, gestores poderão receber métricas de uso através de relatórios compilados, que permitem que a escola tenha precisão sobre a utilização e o aprendizado dos alunos.
A Plataforma X-Mode também conta com um software extra, que apresenta o passo a passo de montagens de robôs em 3D, permitindo que o aluno entenda corretamente todo o processo de montagem.
A Plataforma X-Mode, é uma solução completa e integrada para o ensino de robótica na escola.
Formação dos Professores
O processo de formação de professores segundo o Programa de Ensino X-Mode tem o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas, por meio de possibilidades didáticas utilizando os conjuntos de ensino X-Mode.
A formação é feita em 3 etapas: Pedagógica, Método X-Mode e Conceitos Robóticos.
Somos uma empresa orientada à educação e, por esta razão, a formação dos professores é sempre uma prioridade no processo de implementação das nossas soluções. Qualquer professor, independente da sua formação anterior, é capaz de ministrar as aulas do Programa de Ensino X-Mode, extraindo o máximo potencial dos recursos oferecidos, após passar pelo processo de formação.
Além disso, a Plataforma de Ensino X-Mode permite a formação continuada dos professores, com canais abertos para dúvidas, colaborações e disponibilização de conteúdo complementar.
Os e-blox são os nossos blocos de construção para o ensino de conceitos de eletrônica, programáveis no ambiente MakeCode, por meio das nossas placas X-Bye e X-Gamer. São de fácil manuseio e se encaixam facilmente uns aos outros, dispensando o uso de jumpers.
O conjunto inclui módulos eletrônicos com diferentes funções, como LEDs, motor, push bottons, buzzer, potenciômetro, sensores de luminosidade, toque, magnético, umidade e chuva.
A X-Byte é a nossa placa programável, que visa ensinar os fundamentos da ciência da computação, em um ambiente de programação de fácil uso: O MakeCode, da Microsoft, por meio do qual os alunos podem programar em blocos, Phyton e JavaScript.
Ela conta com 25 LEDs, processador ARM, acelerômetro, bússola digital, sensor de temperatura, microfone embutido e push buttons.
A X-Gamer é a nossa placa programável, que visa ensinar os fundamentos da ciência da computação e da criação de games, em um ambiente de programação de fácil uso: O MakeCode Arcade, da Microsoft, por meio do qual os alunos podem programar em blocos, Phyton e JavaScript.
Ela conta com tela TFT a cores, 8 botões de jogo, 5 LEDs RGB, alto falante, acelerômetro, sensor de luz, conectores compatíveis com jumpers, entre outros.